Dia de S. Martinho

12-11-2010 11:07

O nosso Dia de S. Martinho...

 

    Logo que chegámos à nossa sala, visualizámos um PowerPoint com a Lenda de S. Martinho e recolhemos alguns provérbios alusivos ao Dia. De seguida, fizemos em conjunto o reconto da Lenda e pintámos as suas imagens.  

    A parte da tarde ficou reservada para a realização dos Jogos Tradicionais e para a Fogueira. Deslocámo-nos para a zona do Pavilhão e lá fizemos alguns jogos.

    Começámos pelo Jogo de Combate: participaram dois alunos do mesmo sexo de cada vez e o objectivo era conseguir expulsar o adversário do colchão com a ajuda de "Cotonetes Gigantes". Achámos este jogo muito divertido!

    Depois, fizemos o "Jogo de Basket das castanhas". Dividimos a turma em dois grupos de 10 e o objectivo era conseguir atirar as castanhas para dentro da respectiva caixa. Cada grupo teve 3 tentativas e, no final, fizemos a contagem e ganhou a equipa que era maioritariamente de rapazes. Este jogo foi muito fixe!

    Fizemos, ainda, um último jogo, o do "Rei/Rainha manda" em que cada Rei/Rainha deu algumas ordens para que os restantes participantes cumprissem, tais como: dar abraços, deitar, ser amigos, fazer flexões, dar beijos à Matilde e dar as mãos.

    Ainda havia mais jogos, mas já era hora de acendermos a nossa fogueira! Com a ajuda das funcionárias, acendeu-se a fogueira. Foi um momento bonito de se ver!

    À volta da fogueira, cantámos as músicas que tínhamos ensaiado e o Professor Diogo acompanhou-nos com a sua viola. Criou-se um ambiente muito caloroso e animado, que até as professoras cantaram e dançaram!

    De seguida, comemos as castanhas assadas e bebemos um sumo de laranja. Estava tudo delicioso!

    Com as brasas já mais calmas, alguns meninos saltaram a fogueira e pintaram as caras com cinza.

    Este dia foi muito divertido e partilhámos os nossos afectos e sentimentos...

 

Texto elaborado pelos alunos da turma do 2º./3º. Anos da Prof. Adelaide

 

A Lenda de S. Martinho... uma oportunidade para uma nova experiência de aprendizagem...DA (RE)CRIAÇÃO AO TRABALHO DE PARES!

A Lenda de S.Martinho viabilizou uma nova abordagem metodológica em contexto sala de aula! Foi a esta a experiência vivenciada pelos alunos da turma do 2.ºano. A partir de uma apresentação antecipatória, fundamentada na leitura e interpretação de um texto em prosa, os alunos organizaram -se em pares e elaboraram (re)criações da lenda, dando asas à sua imaginação e  criatividade. Os trabalhos realizados, sob a forma de Banda Desenhada com texto, revelam pela sua qualidade e originalidade, a significatividade da aprendizagem realizada.Foi um momento interactivo e de partilha de aptidões e de competências. Sobre a experiência do trabalho de pares, os alunos formalizaram a respectiva avaliação no caderno diário, podendo dela inferir -se uma vontade colectiva de a replicar em situações futuras.